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Dúvidas?

Confira se suas dúvidas sobre os nossos produtos e serviços estão respondidas aqui. Se preferir, sinta-se livre para entrar em contato conosco.

Wi-Fi

  • O que é Wi-Fi?

    Wi-Fi é a tecnologia que permite a transmissão de dados através de ondas de rádio, ou seja, sem fio. Com ela, é possível conectar computadores e outros equipamentos à internet sem a necessidade de cabeamento.

  • Como posso melhorar a segurança do meu Wi-Fi?

    Para melhorar a segurança do Wi-Fi, você precisa colocar uma senha de acesso à rede, atualizá-la de tempo em tempo e configurar a sua rede para que ela não apareça entre as opções de canais disponíveis para acesso. Hoje em dia também existem aplicativos que mostram para você se há intrusos na sua rede.

  • Como melhorar o sinal do wi-fi?

    Quando o ambiente é desfavorável à rede sem fio, com muita interferência e paredes ou compartilhado por muitos dispositivos, seu desempenho será comprometido. Mas é possível realizar algumas ações para diminuir os efeitos dessa interferência. Seguem algumas informações importantes:
    – Localização do roteador
    Coloque o roteador em um local central da sua residência. O sinal do roteador é emitido para todos os lados. Se colocado no canto da casa, metade do sinal estará indo para fora; colocando-o no centro, o sinal será distribuído de forma mais homogênea e uniforme. Também é importante manter o roteador a uma distância razoável do chão (entre 1,5 m e 2 m), pois assim o sinal terá menos barreiras com objetos que ficam em cima de mesas e balcão.
    O roteador não deve ficar próximo de aquários e vasos com água, pois a água absorve as ondas eletromagnéticas funcionando como uma barreira.
    O cabo azul de fibra óptica que liga o seu roteador à caixinha na parece (PTO) não pode ser dobrado ou amassado, pois a fibra pode se quebrar e interromper totalmente sua comunicação com a internet. Evite deixar ao alcance de animais de estimação, crianças ou em local que exija movimentação do mobiliário para limpeza.
    – Antena do roteador
    Cuidado para não obstruir a antena do roteador sem fio ou dos outros dispositivos (no notebook, geralmente fica na tela). Quando as antenas são externas, deixe-as sempre na posição vertical, isso melhora a propagação do sinal.
    – Ventilação
    Evite bloquear as saídas de ventilação do roteador com objetos ou colocá-lo dentro de armários, pois isso reduz a potência do sinal. Telefones sem-fio, walkie-talkies, aparelhos de som, reatores de lâmpadas fluorescentes e até televisores de plasma ou LCD geram níveis de interferência que, quando somados em um ambiente, podem impedir a propagação adequada do wi-fi.
    – Dispositivos
    O tipo do roteador e os modelos dos notebooks, tablets e smartphones influenciam no desempenho da internet sem fio. Desabilite o bluetooth de smartphones e tablets quando não estiver usando. Quanto mais afastado o dispositivo estiver do roteador, menor será a velocidade atingida na rede sem fio. Quando o ambiente for muito amplo, é interessante a instalação de outros pontos de acesso conectados por cabo.
    – Mais informações:
    A densidade das paredes de alvenaria, que usam tijolos e cimento, diminui drasticamente a potência do sinal wi-fi. Quando a espessura é muito grande ou existe uma série de obstáculos a vencer, o sinal simplesmente fica sem força em um determinado ponto, impossibilitando a conexão.

  • É possível melhorar o sinal wi-fi da internet da ATIVAS com um roteador?

    Sim. Caso você já possua um roteador, poderá interligar esse roteador ao modem da ATIVAS com o objetivo de melhorar o sinal wi-fi.

  • A velocidade do wi-fi é a mesma velocidade da ATIVAS via cabo?

    Não. Muitos fatores podem interferir na velocidade de transmissão do wi-fi, como a quantidade de dispositivos conectados e a distância entre esses dispositivos e o modem.
    Por isso, a ATIVAS recomenda que, quando possível, os dispositivos sejam conectados por cabo (como smart TVs, computadores desktop e consoles de videogame).
    No cabo, a velocidade total da internet estará sempre disponível e é muito menos suscetível a interferências externas. Algumas condições do ambiente podem reduzir drasticamente o desempenho da rede sem fio (wi-fi), tais como:
    • Paredes;
    • Bluetooth de aparelhos portáteis;
    • Outras redes sem fio (vizinhos, repetidores, outros roteadores etc);
    • Dispositivos que trabalhem no mesmo espectro sem fio de 2.4GHz.

  • Posso conectar tablet, games, notebooks e smartphones à internet ATIVAS?

    Sim. A conexão é feita via wireless (conexão sem fio), que o modem da ATIVAS disponibiliza.

  • Como funciona a rede sem fio/sinal do wi-fi?

    A rede sem fio ou wireless traz a comodidade de acessar a internet em qualquer lugar dentro do raio de alcance do roteador sem fio, porém, existe um limite para esse alcance. O roteador sem fio usa ondas de rádio para espalhar no ambiente o sinal da internet, mas esse tipo de comunicação é suscetível a interferências eletromagnéticas, que podem ocasionar quedas de velocidade, instabilidade e até perda de sinal.

  • A internet da ATIVAS disponibiliza wi-fi grátis?

    Sim. A internet da ATIVAS é instalada na casa do cliente com um modem/router que disponibiliza wi-fi.

  • O que é Franquia de Consumo ATIVAS?

    Franquia de Consumo ATIVAS é o limite mensal de consumo de cada cliente e varia conforme o plano contratado. Ela existe para garantir a boa qualidade da conexão. O cálculo da franquia é feito com base na soma de uploads e downloads consumidos ao longo do mês. Quando o limite da franquia é ultrapassado, a velocidade é reduzida a menor velocidade comercializada na cidade.

  • A velocidade da internet é garantida?

    1. A velocidade da conexão não deve ser inferior a 40% da velocidade que foi ofertada ao cliente. Ou seja, quando a prestadora oferece um pacote com velocidade de 1 Mbps, a velocidade nunca pode ser inferior a 400 kbps;
    2. Considerando todas as conexões à Internet, a média mensal da velocidade não deve ser inferior a 80% da velocidade ofertada ao cliente.
    Ou seja, a média da velocidade ao longo do mês não pode ser inferior a 800 kbps, seguindo o exemplo acima.

Dúvidas Frequentes Ativas - Fibra Óptica

Dúvidas Frequentes - Suporte Técnico Ativas - Fibra Óptica

Suporte Técnico

  • Como posso cancelar a internet da ATIVAS?

    Entre em contato com nossa central de relacionamento pelo (11) 4800-0000 e escolha a opção cancelamento de plano que será direcionado para um de nossos atendentes exclusivos para esse tipo de assunto.

  • Com quem posso fazer uma sugestão, elogio ou reclamação?

    Entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo (11) 4800-0000 e escolha a opção para falar com um de nossos Ativers, ou envie um e-mail para atendimento@ativastelecom.com.br com seus dados e sua sugestão, elogio ou reclamação.

  • Qual o horário de funcionamento do suporte técnico da ATIVAS?

    Nosso suporte técnico é de 24 horas.

  • Em quais casos devo abrir um chamado técnico e como devo fazer isso?

    Você pode abrir um chamado técnico quando:
    • não consegue acessar nenhum serviço na Internet;
    • alguns sites demoram para carregar;
    • páginas são carregadas pela metade;
    • vídeos travam constantemente;
    • vai fazer um download ou upload de arquivos e há uma grande demora para concluir;
    • a internet cai com frequência;
    • a velocidade da internet fica variando;
    • não consegue acessar a Internet utilizando cabo.

  • Como abrir um chamado técnico?

    Tem alguma dúvida ou está sentindo dificuldade no uso do serviço? Basta abrir um chamado técnico. Para fazer isso, entre em contato com a nossa equipe de suporte pelo chat, telefone ou redes sociais.
    Telefone da equipe de suporte técnico: (11) 4800-0000
    Facebook: https://www.facebook.com/ativastelecom/

    Atenção
    Em muitos casos o processo de desligar o modem por cinco minutos e depois ligar ele novamente, aguardando cinco minutos, já resolve o problema de conexão sem a necessidade de entrar em contato com o suporte técnico para abrir um chamado.

Internet

  • Como é feita a instalação da internet da ATIVAS?

    Após o aceite do cliente em nosso Termo de Adesão, é feito um agendamento prévio e uma equipe treinada exclusivamente para realizar essa função vai até a sua casa para a instalação.

  • É possível levar a ATIVAS para o meu novo endereço?

    Com certeza. Entre em contato pelo telefone, e-mail, chat, WhatsApp para fazer a alteração de endereço. A consulta de disponibilidade do novo endereço é feita na hora.

  • Como faço para alterar minha velocidade?

    É muito simples. Basta entrar em contato por telefone, e-mail, chat e WhatsApp e fazer o pedido para alteração de velocidade.

  • Quais as velocidades dos pacotes da ATIVAS?

    A Ativas possui planos de 10 a 100 Mega*.
    *A instalação do Ativas está sujeita à disponibilidade técnica de acordo com seu endereço.

  • Como posso aproveitar ao máximo a velocidade do meu ATIVAS?

    As velocidades do ATIVAS permitem que você realize tarefas simultâneas com alto desempenho. Por exemplo, é possível assistir a um vídeo ou ouvir uma rádio on-line e, ao mesmo tempo, fazer um download e pesquisar na internet. Você faz tudo rápido, sem perder tempo.

  • Quanto tempo leva para completar o teste de velocidade da ATIVAS?

    O teste leva aproximadamente dois minutos para ser concluído. Clique aqui para medir a velocidade da sua internet.

  • O que é o teste de velocidade da ATIVAS?

    É uma ferramenta gratuita e disponível em nosso site que lhe auxilia a saber se a conexão realmente está de acordo com o que foi contratado.

  • Eu preciso pagar algum valor para fazer o teste de velocidade da ATIVAS?

    Não, a utilização do software de medição é gratuita.

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